Fique por dentro

Siga nosso Twitter

Acesse nosso canal

Junte-se a nós no Facebook

CI-Brasil, Governo do AP e Fundo Vale firmam parceria

rimeira ação conjunta busca atrair parceiros para projetos que aliem desenvolvimento social à conservação do bioma Amazônico na região conhecida como Escudo das Guianas

Rio de Janeiro, 18 de junho de 2012

Governo do Amapá, Conservação Internacional e Fundo Vale lançam nesta terça, 19 de junho, no Parque dos Atletas, movimento para atrair novos parceiros para a construção de uma agenda sustentável para o Estado. O projeto, chamado de Iniciativa Amapá, pretende consolidar o Desenvolvimento Sustentável do Amapá, reafirmando o compromisso do governo estadual com a preservação da biodiversidade e promoção da equidade social.  

O objetivo da Iniciativa Amapá é promover o diálogo entre países e parceiros da região do Bioma Amazônico conhecida como Escudo das Guianas, com foco na inclusão social e na preservação do ativo ambiental do estado.  O Memorando de Entendimento do projeto, assinado em evento da programação da Rio+20, prevê iniciativas nas seguintes áreas temáticas: Organização social e participação pública para gestão de recursos, cidadania e democracia, ordenamento territorial e da produção, conservação da biodiversidade e do conhecimento tradicional, economia sustentável, atração e promoção de mercados sustentáveis e de serviços ecossistêmicos, distribuição de benefícios e fomento à produção florestal sustentável.
A primeira etapa do trabalho será a criação de um fundo que dará apoio financeiro a ações de desenvolvimento e conservação. Será elaborado um plano de trabalho com o objetivo de identificar instrumentos técnicos e financeiros para o desenvolvimento de ações e projetos. A idéia é compor uma estratégia para captar recursos para financiar esses trabalhos.
“A Iniciativa Amapá é uma das mais inovadoras ações para a promoção efetiva do desenvolvimento sustentável. Idealizado pelo Governo do Amapá, a Conservação Internacional e o Fundo Vale, o projeto promoverá a alocação de diversos tipos de recursos financeiros - doações, crédito, fundos de investimento -, de forma integrada, visando um objetivo comum: gerar negócios e atividades sustentáveis, promovendo inclusão social", afirma o diretor executivo da CI-Brasil, Andre Guimarães. 
Com uma área de 143.453 Km², o Estado do Amapá possui 97% de sua cobertura vegetal em condições ainda primárias, o que explica a dedicação às causas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. “Acreditamos que a construção de um futuro sustentável para a Amazônia deve ser compartilhada com aqueles que apostam e investem na economia local como propulsora do desenvolvimento inclusivo para os amazônidas”, defende a diretora do Instituto de Florestas do Amapá (IEF), Ana Euler. 
A iniciativa pretende contribuir com a execução de metas e objetivos comuns em direção à sustentabilidade, à conservação ambiental e à economia verde. “Estamos muito entusiasmados com essa primeira parceria no estado do Amapá. Esse projeto retrata bem o objetivo do Fundo Vale: promover o desenvolvimento sustentável e deixar um legado positivo para as próximas gerações”, afirma a diretora executiva do Fundo Vale, Mirela Sandrini. 
Conheça os parceiros 
Amapá
O Estado da Amapá está localizado no Escudo das Guianas, o maior bloco de floresta tropical do mundo. Enfrentando pressões de degradação de seus recursos natuais, o estado tem um papel significativo no sucesso dos esforços para promover o uso sustentável dos recursos naturais da região e ainda importância estratégica no desenvolvimento de uma política de preservação da Panamazônia.
Conservação Internacional
A CI-Brasil é parceira do Estado do Amapá desde 1999, onde apóia técnica e financeiramente a criação de Áreas Protegidas de Uso Sustentável e de Proteção Integral que resultaram na criação do Corredor da Biodiversidade do Amapá.
Fundo Vale
Criado em 2009, o Fundo Vale atua em parceria com organizações da sociedade civil e instituições públicas com um objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e deixar um legado positivo para as próximas gerações. Além do Amapá, o Fundo desenvolve projetos no Amazonas, Acre, Mato Grosso e Pará.

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade